A cidade Salvadore a ilha Itaparica Estado de Bahia
***Baía de Todos os Santos
*A cidade Salvador
O Pelourinho, popularmente chamado de Pelô, é o nome de um bairro de Salvador e se localiza no Centro Histórico da cidade, o qual possui um conjunto arquitetônico colonial barroco português preservado e integrante do Patrimônio Histórico da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura. A palavra “pelourinho” se refere a uma coluna de pedra, localizada normalmente ao centro de uma praça, onde escravos eram expostos e castigados.
Salvador foi fundada em 1549 por Tomé de Sousa, primeiro governador-geral do Brasil e escolheu o lugar onde se localiza o Pelourinho por sua localização estratégica, encima de uma faleisia de 90 metros de altura, próximo do porto. The palace Rio Branco foi construído pelo primeiro governador-geral do Brasil (icone de direita em alta).
Mercado antigo chamado Mercado Modelo (fotografia a esquerda) é localizado na Cidade Baixa de Salvador.
Arte da rua ou Street Art
Antigo forte colonial chamado Forte de Santa Maria localizado no bairro da Barra Ver: http://www.bahia.com.br/viverbahia/cultura/fortes-e-fortalezas/
Barcos, dos antigos (porto da Barra) até os tankers na baía.
O bairro Bonfim é muito conhecida em Salvador por causa da Igreja Basílica do Senhor do Bonfim e a Lavagem do Bonfim. Está situado na Península de Itapagipe, na Cidade Baixa, e faz limite com o bairro Ribeira, Massaranduba, Monte Serrat, Boa Viagem, Roma e Vila Rui Barbosa. Se encontrou também entre outros monumentos, a Praça Divina e a Praça dos Dendezeiros (antigo Campo dos Dendezeiros) assim denominada pela existência na avenida, antigamente, de grandes plantações da palmácea produtora do fruto do dendê, plantações que se estendiam até a Rua Henrique Dias).
O bairro antigo Ribeira é localizado na Cidade Baixa, em Salvador. Esse bairro é conhecido pelo porto e suas oficinas de reparaçaõ de todos tipos de barcos e também especificamente na Enseada dos Tainheiros, tinia há muitos anos as disputas de remo entre as antigas equipes do Itapagipe, Vitória, São Salvador e Santa Cruz.
As praias da cidade de Salvador ou dos bairros das periferias, das praias populares (fotografias de esquerda) até as praias dos bairros residenciais que beneficiam de gramma, coqueiros e vigilência mais visível.
*A ilha Itaparica
Os barcos que fazem a travessia entre a cidade de Salvador e a ilha Itaparica (bairro Mare Grande da cidade Vera Cruz) são muito procurados pelos moradores. As mulheres vestidas das roupas tradicionais esperam as navettes para vender a comida tradicional.
A praia da Penha da cidade Mar Grande, no lado oeste da ilha, ofereceu seu recife, suas cores e também a vista sobre uma igleja construída na ponta, em french do mar. Boa vista sobre a cidade Salvador de Bahia
*O povoado Itaparica
Há uma grande diferência entre a cidade Vera Cruzco e seu bairro Mar Grande (em frente da capital) e a prefeitura de Itaparica que possuí uma população rica e um passado rico, e desse jeito se beneficia de uma manutenção mais completade, como por exemplo pelo porto (com residências e marina). O Forte de São Lourenço ajudou nessa situação privilegiada.
Estado de Bahia. Do norte até o sul, se encontrou várias denominações da orla do mar em direção do sul: *a Costa dos Coqueiros (situada ao norte da capitale do estado de Bahia Salvador), *a Baía de Todos os Santos (área geográfica da baia do mesmo nome que o estado), *a Costa do Dênde (situada entre o Rio Jaguaripe e a Baía de Camamu, verdadeira sucessão de praias, baías, manguezais, costões rochosos, restingas, nascentes, lagoas, rios, cachoeiras etc.), *a Costa do Cacau (da cidade Ilhéus até Canavieiras e Santa Luzia), *a Costa do Descobrimento (do povoado Belmonte até Caraiva ao sul) cadastrada ao Patrimônio Natural Mundial pelo Unesco em 1999, *a Costa das Baleias (abrange os muniçipios de Prado, Alcobaça, Caravelas, Nova Viçosa e Mucuri, a mais ao sul).